• Famcare

Por que uma boca saudável é importante até mesmo para as atividades físicas

Cuidar bem da saúde bucal é importante e todo mundo já sabe. Uma boa higiene bucal e dental pode ajudar a prevenir o mau hálito, as cáries dentárias e doenças da gengiva além de ajudar a manter os dentes à medida que se envelhece.


Pesquisadores também estão descobrindo novas razões para intensificar esses cuidados. Uma boca doentia, especialmente com doenças na gengiva, pode aumentar o risco de problemas graves de saúde, como ataque cardíaco, derrame, diabetes quando mal controlada e trabalho de parto prematuro.


Além de todos esses riscos, o desequilíbrio na saúde bucal normalmente é expressado por dores e sangramentos e isso afeta diretamente o rendimento das atividades diárias e físicas.

Dessa forma, os frequentadores de academia e atletas precisam ter atenção redobrada no que diz respeito a saúde bucal, pois as doenças bucais interferem no rendimento. É importante realizar check-ups preventivos regularmente para avaliar as condições dentárias, gengivais, ósseas e articulares.




Já sabemos de todos os benefícios que as atividades físicas proporcionam mas alguns cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis:


Cuidado com a Lesões

O risco mais óbvio para quem faz atividades físicas é a ameaça de lesão na boca. Uma pancada forte pode não só quebrar com alguns dentes, como também causar lesões nos tecidos moles dos lábios, língua, bochechas internas e gengivas.


Sem tratamento, essas lesões podem desenvolver infecção secundária. A perda ou dano de um ou mais dentes pode causar o deslocamento dos outros dentes, resultando em problemas de mordida e dificuldade para comer e falar, além da possibilidade de dor e distúrbios da ATM (Articulação Temporomandibular).


Bebidas açucaradas

O desafio de se manter hidratado apresenta um risco muitas vezes despercebido para dentição e a saúde bucal. Bebidas energéticas e isotônicos podem conter os eletrólitos que seu corpo precisa, mas um estudo de 2012 publicado na revista General Dentistry indica que eles também contêm muito ácido e que beber de forma frequente por apenas 5 dias pode causar danos aos seus dentes. Além disso, ao beber essas bebidas durante os treinos, os seus dentes têm uma exposição mais frequente de açúcares e ácidos e isso é prejudicial aos dentes e a saúde bucal.


Saliva

Um estudo de 2014 publicado pelo Scandinavian Journal of Medicine e Science in Sports examinou 35 triatletas e um grupo de controle de número similar, e testou os balanços de pH em sua saliva. As pessoas que passaram mais tempo em treinamento físico tiveram um risco maior de cavidades, bem como um pH ou um conteúdo alcalino notavelmente mais alto em sua saliva. Eles também produziram menos saliva. O estudo concluiu que trabalhar com a alcalinidade aumentada, combinada com a quantidade reduzida, ajudou a neutralizar as proteínas na saliva que impedem a cárie dentária.


Respiração bucal

Durante os treinos esportivos ou atividades fitness, as pessoas geralmente respiram pela boca. Isso seca o fluxo de saliva e dá às bactérias um ótimo ambiente para se reproduzir e prosperar, aumentando o risco de cáries.


Como proteger e prevenir

  • Usar protetor bucal durante esportes para se proteger de lesões inesperadas

  • Beber água em vez de bebidas esportivas. Assim que sentir sede, você pode minimizar a necessidade de eletrólitos em bebidas esportivas. Experimente a água de coco para reidratar durante o esforço pesado. A água de coco tem baixo teor em açúcares naturais e tem propriedades anti-inflamatórias também.

  • Se a respiração pela boca é algo comum para você, é importante que você procure um profissional especialista em fisioterapia respiratória para melhorar ou mudar o habito. Existem várias técnicas para melhorar a respiração e somente o profissional especialista poderá indicar o melhor tratamento.

  • O Check-Up Odontológico é a sua primeira defesa contra a doenças bucais e dentárias. Para atletas e fãs de fitness, agende uma consulta com antecedência para que você tenha uma avaliação de saúde bucal antes de começar o treinamento. Informe o seu dentista sobre as atividades físicas em que você participa, e obtenha conselhos sobre quaisquer medidas adicionais que você pode tomar para proteger sua saúde bucal.

20 visualizações

Nossas Redes

  • img_face
  • img_youtube
  • img_insta

© 2018 Famcare. www.famcare.com.br

Mande uma mensagem