top of page
  • Foto do escritorFamcare

Reabilitação Oral – 5 perguntas frequentes

Reabilitação Oral – 5 perguntas frequentes


Com o passar dos anos, o desgaste, retrações e alinhamentos, quando não houve nenhum tipo de tratamento, mexem com a saúde bucal, podendo levar a medidas mais extremas como as restaurações ou extrações.


Outro ponto importante a ser avaliado para a saúde, é a aparência. Um sorriso maravilhoso proporciona bem-estar, conforto e autoestima.


Buscando integrar várias áreas odontológicas, para revitalizar o sorriso e para revitalizar a sua saúde bucal e a beleza do sorriso de cada paciente, a Reabilitação Oral reúne diversos profissionais a fim de proporcionar o melhor de cada especialidade.


Mas, a Reabilitação Oral é composta por quais tratamentos?


A Periodontia é a primeira especialidade que irá atender um paciente que optou pela Reabilitação Oral. O seu objetivo é o de cuidar e tratar das doenças e inflamações que atingem a gengiva.


Após o fim do tratamento periodontal, os demais são selecionados conforme a necessidade de cada um, como por exemplo: implantodontia, endodontia, ortodontia e, ainda, somados a reabilitação estética, com as lentes de contato dental ou facetas.


Somados, quanto tempo os tratamentos demoram em média?


Para colocarmos como exemplo, em casos de perda dental, o tratamento mais indicado é o da implantodontia. Veja a seguir, algumas perguntas e resposta relacionadas a este tratamento.

Existem três principais variáveis que irão determinar o progresso de cada tratamento, mas lembrando que cada caso é um caso. As variáveis são:


Duração média do tratamento;

Tempo de resposta ao tratamento;

Frequência e comprometimento do paciente com cada tratamento.

Como exemplo, casos de perda dental em que o tratamento mais indicado é o de implantes dentários. As seguintes perguntas e respostas serão sobre este tratamento, importantíssimo para a Reabilitação Oral.


A instalação do implante dentário, demora?


O implante dentário possui a função de substituir a raiz e sustentar a prótese que será encaixada. A sua instalação é realizada por um cirurgião-dentista. Primeiramente, é feita a fixação do implante na maxila/mandíbula e, então se inicia o período de adaptação.


O período de adaptação é em média de 6 meses para dentes superiores e 4 meses para os inferiores. Isto é, o encaixe da prótese dentária será feito após este período, chamado também de osseointegração.


No entanto, em determinados casos, existe a opção pela chamada carga imediata. Com a técnica da carga imediata, é possível fazer a instalação da prótese no mesmo dia da cirurgia, proporcionando conforto imediato ao paciente.


Quais os benefícios do implante dental?


Alguns benefícios trazidos pela implantodontia vão além da saúde bucal, são alguns deles:

Digestão: A perda dental afeta muito a digestão, por conta da mastigação prejudicada e pela quantidade menor de saliva, e a menor capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas pelo aparelho digestivo causa outros problemas ao organismo.


Autoestima: O desconforto quanto ao sorriso leva a atitudes de tapar a boca a se tornar um hábito. Problemas psicológicos podem surgir e isso afeta o estilo de vida da pessoa.

Comunicação: Pela falta do dente ou por conta de próteses que não se fixam, a fala fica comprometida e isso incomoda no dia a dia.


Saúde bucal: Quando comparadas as demais próteses dentárias, a higienização com os implantes é mais fácil, sendo possível escovar, passar fio dental e usar o enxaguante tranquilamente.


Dói colocar implante?


Seu procedimento é indolor, por conta da utilização de anestesia local para realizar a incisão na gengiva e a fixação no osso não seja percebida. Entretanto, após a cirurgia, analgésico, anti-inflamatório e antibióticos podem ser receitados.


Todo o procedimento é indolor. Durante a cirurgia, é utilizada anestesia local para realizar a incisão e a fixação no osso.


Depois da cirurgia, podem ser receitados analgésico, anti-inflamatório e antibióticos para alívio do desconforto e para evitar qualquer complicação. Normalmente, o desconforto relacionado ao procedimento, dura cerca de 5 dias. O importante neste período, é ficar de repouso e ter preferência por alimentos frios.


363 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page