top of page
  • Foto do escritorFamcare

Bruxismo

Atualizado: 9 de dez. de 2018

Alguém já ouviu falar em bruxismo? Tenho certeza que sim! Nos dias de hoje, com tantos afazeres, morando em cidade grande, com trânsito, muita pressa e tudo mais que já sabemos, o bruxismo é um dos males atuais...




O bruxismo é quando transmitimos para os nossos dentes, uma força de apertamento bastante grande e deslizamos o queixo de um lado para o outro com os dentes em máxima intercuspidação, ou seja, com os dentes superiores, bem apertados com os inferiores.

O bruxismo desgasta dentes e pode também fraturá-los, levando até a perda de dentes sem nenhuma cárie. Hoje em dia, de 10 pessoas, 8 apresentam bruxismo ou simplesmente apertam os dentes enquanto dormem. Além dos riscos para os dentes, o bruxismo pode gerar dor de cabeça forte, dor no pescoço, dores na face e dificuldade de abrir a boca.

Muitas crianças apresentam bruxismo já desde pequenininhas e isso está cada vez mais freqüente. É muito comum as mamães chegarem aqui na FamCare e relatarem que seus filhos apresentam bruxismo.


A conduta ideal é primeiro avaliar a criança para ver se os dentes já estão sendo desgastados e, se necessário, podemos indicar um aparelhinho móvel para proteger os dentes dos efeitos do bruxismo.

Depois disso, podemos ficar atentos às rotinas das crianças, ao ambiente que freqüentam, para percebermos se há algum excesso de atividade ou qualquer outro fator que possa gerar ansiedade excessiva que justifique a instalação do bruxismo. Entretanto, como nossos dias estão cada vez mais corridos, muitas vezes não achamos uma causa específica.

Nos casos mais graves de bruxismo, encaminhamos para o atendimento psicológico para que uma profissional experiente no assunto possa cuidar com carinho de cada caso.

Qualquer dúvida nos procure!

Um grande abraço da Família FamCare


53 visualizações0 comentário
bottom of page