• Famcare

Fluorose

Atualizado: 10 de Dez de 2018

Todo mundo já ouviu falar em fluorose! Visualmente, são aquelas manchas brancas, simétricas nos dentes. Mas cuidado! Nem todas as manchas brancas são fluorose! Precisa mesmo consultar um odontopediatra para fazer o diagnóstico correto! A Fluorose pode acometer crianças de 2 anos a 12 anos e, em casos mais severos, as manchas da fluorose podem ser acastanhadas.



A fluorose ocorre graças à ingestão excessiva de flúor. Geralmente, a maior causa da fluorose é quando a criança engole muita pasta de dente com flúor na fase em que os dentes permanentes estão se formando dentro do osso. Mas também pode ter origem pelo excesso de vitaminas com flúor ingeridas pelas crianças ou pelas mamães gestantes.

Os enxaguantes bucais também podem conter flúor e, se ingerido em grande quantidade, também pode causar fluorose.

Hoje em dia, vários lugares já apresentam a água de abastecimento fluoretada, ou seja, a quantidade de flúor necessária para ser ingerida já está presente na água que bebemos. Geralmente isso é suficiente e não causa fluorose.

Clinicamente, a fluorose tem um leve comprometimento estético. Se necessário, pode ser melhorado com procedimentos clínicos. Para o tratamento da fluorose, podemos utilizar diferentes técnicas como microabrasão e até restaurações.

A fluorose pode ser confundida com manchas de cárie, e hipoplasias de esmalte. Os tratamentos e as causas são diferentes e o diagnóstico preciso é fundamental.

Por isso reforçamos que as visitas ao odontopediatra devem ser freqüentes, no máximo de 6 em 6 meses.

Lembre-se, o flúor não é um vilão, muito pelo contrario, ele tem inúmeros benefícios e falaremos disso também. Precisa apenas, usar com orientação.

Um grande abraço da Família FamCare


#fluorose

19 visualizações1 comentário

Nossas Redes

  • img_face
  • img_youtube
  • img_insta

© 2018 Famcare. www.famcare.com.br

Mande uma mensagem